Como Emagrecer Rápido, Conheça a Dieta definitiva!
Verão, boa época para as pessoas perceberem que estão acima do peso e sair correndo desesperadamente para as academias e enfrentando dietas malucas sem nenhum tipo de embasamento. Se você precisa emagrecer urgente, aprenda como como fazer uma dieta definitiva para derrotar a balança!
O programa de dieta apresentado abaixo já é usado há anos, que é o controle de consumo de carboidratos. Essa que por sinal é a mesma dieta para cuidar de pessoas com diabetes e também utilizada no programa “Quilos Mortais” pelo médico Younan Nowzaradan, ou como é mais conhecido, Dr. Now.
Porque as dietas não funcionam?
Quem disse que dietas não funcionam? Se você fechou a boca e perdeu alguns quilinhos na balança é claro que a coisa funcionou, mas lá no fundo não é muito bem isso que você queria na sua vida, afinal não dá para viver somente de alface e água.
Primeiro você tem que entender o porque está engordando, nem sempre a resposta é “eu como demais”, ao contrário do que muitos pseudos-especialistas afirmam, não é somente a caloria que importa.
Eu queria passar horas e horas escrevendo todos os motivos das pessoas engordarem e viajar bem fundo em todas as nuanças da biologia humana, mas como sei que você iria ignorar toda essa parte vou ser bem direto e objetivo para te ensinar a perder peso para a vida toda.
Vou ser radical, mas não para a sua saúde
Antes de chegarmos aos finalmentes, já vou avisar, vou ser radical na minha abordagem de nutrição, talvez diga o que você não queira ler, mas entenda, isso é necessário caso queira realmente mudar a sua vida de forma definitiva, sem ficar naquele efeito sanfona do engorda e emagrece.
Talvez a dieta e a forma de comer que vou apresentar não seja uma completa novidade para você, mas tirarei todo o ar pomposo e místico que existe sobre este tipo de dieta, não vou apresentar nenhum milagre da ciência, afinal essa dieta é mais velha do que andar para trás, então vamos lá!
Como emagrecer rápido e com saúde?
Você vai fazer dieta de proteínas! Mais direto do que isso impossível. Não quero que você fique lendo por horas até descobrir que a “receita mágica” é basicamente isso e não vou tentar disfarçar a dieta para que pareça outra coisa, porém vamos aprender a fazer essa dieta da forma certa que trás resultados para a vida toda.
Como é a dieta de proteínas?
A receita aqui é bem fácil e rápida, a mesma fórmula usada pelos fisiculturistas em processo de cutting e pelos astros da TV e cinema.
Uma dieta de proteína ou “low carb” envolve mais do que controlar calorias, o que torna a dieta bem simples de ser feita e ótima para quem gosta de comer em grandes quantidades (mas sem exagerar, ok?), novamente eu poderia explicar todo o funcionamento biológico e hormonal envolvido nesta dieta, porém mais uma vez você pularia toda a explicação técnica, então vou falar de forma bem simples o que a dieta vai fazer no seu organismo:
- Controle da insulina;
- Controle do apetite;
- Uso de gordura corporal como fonte de energia;
- Redução de retenção de líquidos;
- Preservação da massa magra (músculos);
- Aumento dos níveis de energia ao longo do dia;
- Melhora do sistema imunológico;
- Perda de peso rápido;
Claro que existem mais alguns outros benefícios envolvidos nessa dieta, mas por opção só listei os que creio ser mais importantes para você que está lendo esta matéria.
Como fazer a dieta de proteínas para emagrecer rápido?
Dieta de proteínas é mais fácil de ser feita, não precisa se preocupar (muito) com quantidades, basicamente vou te falar o que você pode ou não comer, pelo menos essa fase inicial onde queremos derrotar a gordura o mais rápido possível, então vamos lá:
O que eu posso comer?
Proteínas: Aves, Carne vermelha, Peixes e frutos do mar, Órgãos, Ovos, Bacon, Queijos Gordos e Carne suína. Evite/Não consuma: Embutidos e processados em geral como presunto, linguiça, mortadela e alimentos prontos.
Carboidratos: Somente legumes e verduras: Folhas (todas), Tomate, Pepino, Repolho, Pimentão, Quiabo, Jiló, Brócolis, Couve-Flor e outros. Evite (consuma em pequenas quantidades): Beterraba, Cenoura, Abóbora, Batata Doce, Aipim e Inhame. Não consuma: Batata Inglesa.
Gorduras: Manteiga, Gordura de porco (banha), Azeite Extra-Virgem, Óleo de Coco, Amêndoas, Castanhas e Avelãs.
Frutas: Todas, menos as frutas secas, em caldas e/ou enlatadas.
Outros alimentos permitidos: Iogurte natural sem açúcar, chás, café, adoçante, temperos (alho, cebola, pimentas, ervas…).
O que não posso comer?
Praticamente tudo o que não mencionei na lista, mas vou deixar alguns alimentos comuns da nossa alimentação que você terá que cortar (mais para frente mostro como consumir eles eventualmente).
Arroz, Pães, Açúcar/Doces, Farinhas em geral, Grãos (feijão, milho, ervilha, grão-de-bico…), refrigerantes, sucos industrializados e qualquer outro tipo de comida não saudável, assim como o álcool.
Como fazer uma dieta Low Carb que funciona?
Sabendo o que comer fica mais fácil colocar em prática a coisa toda. Eu disse que não tem necessidade de contar calorias, então coma até ficar satisfeito, não mais, não menos do que isso. Sempre coma devagar para dar tempo do seu cérebro processar a informação de saciedade.
Existem várias formas de se fazer a dieta de proteínas, vou ensinar o melhor método para ter resultados rápido e definitivos, então anote aí:
Os 3 primeiros dias
Os 3 dias iniciais da dieta são os mais importantes, vamos ensinar ao seu corpo usar a gordura para produzir energia, e não os carboidratos e a sua massa magra, então o que comer?
- Carnes (Ovos, carne vermelha, frango, peixe)
Isso, mesmo, você vai comer somente carnes nos primeiros dias, vamos ensinar na marra o seu organismo a trabalhar do jeito certo, o que chamamos de “estado de cetose”.
Primeiro mês de dieta
Após o “choque” dos três primeiros dias o seu organismo já deve ter aprendido a lição, uma boa forma de comprovar isso é pelas fezes, elas devem estar mais moles do que o normal, então não se preocupe se isso acontecer.
Agora é hora de começar a introduzir os carboidratos em sua dieta, neste primeiro mês consuma eles em pequenas quantidades, não se preocupe em medir nada meticulosamente mas se quiser algo para se basear, não deixe eles ocuparem mais do que 1/3 do seu prato, ou 3 xícaras grandes.
Após o primeiro mês
Doce, doce, doce… mas só com frutas! Após 1 mês de dieta coloque 1 fruta por dia na sua alimentação, o restante pode continuar do jeito que está. Agora é só levar a vida do jeito mais saudável possível se alimentando desta maneira, mas não ache que acabou, afinal eu falei de você eventualmente poderia comer a “lista negra” de alimentos, então vamos lá!
Parei de perder peso! Como fazer o Dia do Lixo
Nenhuma dieta escapa do famoso efeito platô, que é quando o seu corpo para de perder peso e o ponteiro da balança estaciona. Pessoas sem conhecimento acabam diminuindo a quantidade de alimentos e malhando o dobro para voltar a emagrecer, mas isso está errado e vamos fazer totalmente o oposto.
Para quem está acostumado com o universo do fisiculturismo já deve está familiarizado com a expressão “Dia do Lixo”, se não é o seu caso, eu explico.
O dia do lixo serve para quebrar este efeito platô e enganar novamente o seu corpo para ele voltar a queimar a gordura, afinal esse nosso corpinho é um moleque bem dos travessos!
Como eu faço o dia do lixo? Resposta: Coma.
Calma, não é somente isso. O dia do lixo pode durar uma única refeição ou até mesmo um dia inteiro (não mais do que isso). Tire esse dia para comer as coisas que você anda sentido falta, talvez aquela torta de limão, uma macarronada ou qualquer outra coisa que preferir.
Mesmo sendo tudo liberado, se o seu objetivo no momento for perder peso rapidamente, não exagere tanto no seu dia do lixo, afinal não tem necessidade de mandar para dentro uma torta de limão inteira junto com um pote de sorvete de 1 litro.
Quando eu faço o dia do lixo? Pelo menos o seu primeiro, deve ser feito assim que você sentir que está estacionado no peso e medidas, não se importe em ganhar algum peso no dia seguinte, esse é o normal e é para isso mesmo que este processo existe.
Após fazer o primeiro, os outros fica a seu critério, mas pelo menos dê um espaço de 7 dias entre eles, normalmente eu recomendo 2 vezes no mês, mas nada impede que você faça 1 vez por semana.
Algumas coisas que você precisa saber
Para finalizar, algumas dicas extras para você se dar bem na hora de emagrecer. Primeiramente tenha em mente que essa é uma reeducação alimentar, e não propriamente uma dieta passageira, então se quiser manter a saúde e ficar em boa forma, é preciso abandonar para sempre velhos hábitos.
No início, principalmente nas primeiras semanas, é normal você se sentir um pouco fraco ou algumas leves dores de cabeça, isso é uma reação do seu corpo tentando lutar com a falta de carboidratos, assim que ele perceber que a gordura é uma melhor forma de combustível, tudo volta ao normal.
O problema em qualquer dieta é a pessoa abandonar o processo no primeiro erro, então se você escapou da “dieta”, bola para frente, sacuda a poeira e volte no dia seguinte iniciando no processo de 3 dias, com o tempo você vai aprender que não vale a pena sair da linha por qualquer motivo e isso se tornará normal.
Se você tem algum problema de saúde, principalmente renal, procure o seu médico antes de fazer qualquer tipo de dieta, diabéticos podem fazer a dieta de proteínas sem nenhuma restrição.
Agora que você já tem todas as informações para emagrecer, comece hoje mesmo a se programar para ficar em forma e não perca nossos outros artigos sobre nutrição e saúde aqui no site.